Foto: Arquivo Interagro

O Broquel foi importado pelo fundador da marca TOP Sr. Antonio de Toledo Mendes Pereira (Toni Pereira). Era um cavalo grande, com muita ossatura e imponente.

Conta-se que o Broquel (CN) estava reservado para ser presenteado ao Rei do Marrocos, mas antes disso, Toni Pereira foi a Portugal e com seu irresistível charme convenceu os portugueses a vender-lhe o cavalo. Naquela época Broquel já era um cavalo famoso, ele serviu na Coudelaria Nacional (CN) e em vários outros criadores entre eles a Coudelaria Andrade. Broquel descende das linhagens espanholas que formaram a Coudelaria Andrade e de das mais importantes linhagens da Coudelaria Nacional. No Brasil Broquel deixou vários Campeões.

Aqui na Interagro temos Apolo do Mirante (ainda vivo) e o primeiro garanhão criado pela Interagro Estilo do Mirante (já falecido). A grande maioria de nossas éguas responsáveis pela formação do plantel Interagro descendem do Broquel. A contribuição deste garanhão ao melhoramento da raça Lusitana tanto em Portugal quanto no Brasil é incomparável.